#HB5VirtualVoyage: A Minha Historia Marinha

Sou uma cientista marinha e trabalho há mais de uma década na interface ciência-política para ajudar os tomadores de decisão a tomar decisões mais bem informadas sobre a conservação do oceano. Hoje, como parte da #HB5VirtualVoyage, gostaria de compartilhar com vocês minha ‘história marinha’:

 Foto © Kathleen Friedrich

Eu cresci na Suíça, um país sem litoral situado no meio da Europa continental, portanto tornar-se uma cientista marinha não era realmente muito provável que isso acontecesse. Quando eu tinha 11 anos de idade, vi baleias finas pela primeira vez. Estávamos em um pequeno zodíaco, as baleias estavam a algumas centenas de metros de distância, e tudo que eu podia ver eram suas barbatanas dorsais. Mas eu fiquei fascinada. Este foi o momento em que me apaixonei pelo oceano e soube ali mesmo que queria me tornar uma cientista marinha. Como você pode imaginar, minha comitiva foi completamente surpreendida por minha paixão recém-descoberta. Ninguém acreditava que ela duraria. Décadas depois, aqui estou eu: Uma cientista marinha suíça trabalhando para garantir uma melhor proteção para nosso oceano.

Esta paixão pelo oceano me levou a estudar ciências ambientais marinhas na universidade na Alemanha, e a realizar vários estágios onde eu estava ou no campo estudando mamíferos marinhos ou no escritório fazendo modelagem e análise de dados. As ciências naturais não eram áreas em que eu era naturalmente bom durante meus anos de escola – as línguas eram minhas matérias preferidas na escola. Mas este impulso para me tornar uma cientista marinha me fez aceitar este desafio.

Com meu diploma em mãos, comecei a trabalhar para uma organização intergovernamental com sede na Suíça, onde descobri a falta de proteção proporcionada ao alto mar – este é um termo usado para se referir aos 64% do oceano que não pertencem a nenhum país. E ainda assim, menos de 1% do alto mar está atualmente protegido. Enquanto trabalhava para esta organização intergovernamental, trabalhei ao lado de cientistas de todo o mundo e entrei, pela primeira vez, no campo político. Também tive a oportunidade de viajar para várias reuniões organizadas pelas Nações Unidas e de contribuir com conhecimentos especializados para os processos políticos internacionais. Esta experiência me ensinou que a ciência em si não é suficiente: trabalhar em conjunto e levar a ciência diretamente aos decisores politicos é o que contribui para a criação de mudanças. Isto me motivou a fazer um doutorado em direito ambiental internacional na universidade na Austrália para entender melhor como ajudar os tomadores de decisão a tomar decisões mais bem informadas sobre manejo e conservação do oceano.

Agora continuo trabalhando na interface ciência-política, coordenando um projeto internacional em um instituto de pesquisa na Alemanha, e contribuindo com conhecimentos especializados para os processos políticos internacionais, particularmente as negociações globais em andamento para um tratado de alto mar sob as Nações Unidas.

Fora de minha teimosa determinação de me tornar uma cientista marinha, sem matéria o que as pessoas dizem ou pensam e de contribuir para uma mudança positiva para o ambiente marinho, tenho tido muita sorte de estar cercado por pessoas que acreditam em mim e me encorajam a perseguir minha paixão. Começou com minha família muito solidária, mas também com os muitos especialistas na área que tive a sorte de conhecer ao longo dos anos e que compartilharam seus conhecimentos e me deram oportunidades de aprender e crescer nesta área.

E você, qual é a sua história em STEMM? Junte-se a nossa #HB5VirtualVoyage em todas as plataformas de redes sociais entre 10 de novembro e 3 de dezembro de 2020 – gostaríamos muito de ouvir de você!

Sobre mim:

Confira o episódio de Storytellers of STEMM podcast onde eu falo sobre minha jornada marinha: https://anchor.fm/storytellersofSTEMM/episodes/52---Carole-Durussel-Marine-Policy-and-Ocean-Governance-ej9nva/a-a369ihd

Você pode me seguir no Twitter: @caroledurussel

Você tambêm pode contribuir para minha campanha de crowdfunding: https://chuffed.org/project/caroles-leadership-journey-to-antarctica

 

Homeward Bound (HB) é uma iniciativa de liderança global, situada no contexto da Antártica, permitirá que, em 10 anos, 1000 mulheres mudem a maneira como cuidamos de nosso planeta e garantam uma maior diversidade na mesa da liderança global. A equipe HB5 convida você a participar de nossa viagem virtual enquanto compartilhamos nossas histórias inspiradoras, explorar nossas incríveis viagens de liderança e compartilhar nossas opiniões sobre a crescente diversidade na STEMM e nos papéis de liderança para enfrentar os desafios atuais. Para mais informações, visite: https://homewardboundprojects.com.au/HB5virtualvoyage