#HB5VirtualVoyage: Qual é a melhor parte do meu trabalho?

Sou uma cientista marinha, com um doutorado em direito ambiental internacional, e trabalho há mais de uma década na interface ciência-política. Meu trabalho consiste essencialmente em ajudar os tomadores de decisão a tomar decisões mais bem informadas sobre a conservação dos oceanos.

Aqui estão três aspectos que eu amo particularmente no meu trabalho:

Nas Nações Unidas em Nova York, © Carole Durussel

Eu amo o propósito do meu trabalho. Os desafios ambientais actuais são complexos. Enfrentá-los exige que trabalhemos todos em conjunto. Além disso, também exige uma forte ligação entre a ciência e a política, uma vez que a ciência constitui a base de apoio para uma tomada de decisão informada. Em minha posição, contribuo com conhecimentos científicos e técnicos especializados para a conservação da biodiversidade marinha em alto mar – que são as áreas marinhas que estão fora da jurisdição nacional dos países. Elas representam 64% do oceano global, mas menos de 1% do alto mar é protegido. Na minha capacidade, posso contribuir para vários processos políticos importantes relacionados aos oceanos, particularmente para as negociações globais em andamento para um tratado de alto mar sob as Nações Unidas.

Eu amo a diversidade do meu trabalho. Outro aspecto gratificante do meu trabalho é colaborar e trabalhar com representantes de governos, organizações governamentais e não governamentais, indústria, bem como cientistas, advogados, economistas e diplomatas de todo o mundo. Trabalhar com um grupo tão diversificado de pessoas significa perspectivas diferentes que precisam ser compreendidas e levadas em conta. Portanto, requer uma boa compreensão das diferentes facetas das ciências naturais, direito, geopolítica e relações internacionais; e eu adoro estas oportunidades constantes de aprender novas habilidades e adquirir novos conhecimentos.

Eu amo o lado internacional do meu trabalho. Tenho muita sorte de poder trabalhar com pessoas de todo o mundo, através de culturas e línguas diferentes. Em minha posição atual, colaborando com a América do Sul e a África, trabalho em quatro idiomas – inglês, alemão, espanhol e francês – e às vezes até consigo acrescentar um pouco de português à mistura! Falar e apresentar-me nos idiomas locais é algo importante para mim e também um desafio que gosto de aceitar sempre que posso.

E para você, qual é a melhor parte do seu trabalho? Junte-se a nossa #HB5VirtualVoyage em todas as plataformas de redes sociais entre 10 de novembro e 3 de dezembro de 2020 – gostaríamos muito de ouvir de você!

Sobre mim:

Confira o episódio de Storytellers of STEMM podcast onde eu falo sobre minha jornada marinha: https://anchor.fm/storytellersofSTEMM/episodes/52---Carole-Durussel-Marine-Policy-and-Ocean-Governance-ej9nva/a-a369ihd

Você pode me seguir no Twitter: @caroledurussel

Você tambêm pode contribuir para minha campanha de crowdfunding: https://chuffed.org/project/caroles-leadership-journey-to-antarctica

 

Homeward Bound (HB) é uma iniciativa de liderança global, situada no contexto da Antártica, permitirá que, em 10 anos, 1000 mulheres mudem a maneira como cuidamos de nosso planeta e garantam uma maior diversidade na mesa da liderança global. A equipe HB5 convida você a participar de nossa viagem virtual enquanto compartilhamos nossas histórias inspiradoras, explorar nossas incríveis viagens de liderança e compartilhar nossas opiniões sobre a crescente diversidade na STEMM e nos papéis de liderança para enfrentar os desafios atuais. Para mais informações, visite: https://homewardboundprojects.com.au/HB5virtualvoyage