Viagem de Liderança à Antártica

Apoie a Viagem de Liderança de Carole à Antártica!


Apoie minha viagem de liderança à Antártica com a Homeward Bound: Capacitando mulheres na ciência e fomentando uma plataforma de colaboração global para criar mudança positiva para um futuro mais sustentável.
Ushuaia, Argentina. Credit: Carole Durussel

Olá, o meu nome é Carole, sou suíça, cientista marinha, e durante a última década tenho trabalhado na área da governança dos oceanos, e particularmente na conservação e uso sustentável da biodiversidade marinha.

Estou prestes a começar uma jornada de liderança de um ano com a Homeward Bound que culmina numa viagem de três semanas à Antártica, e preciso da sua ajuda: gostaria de convida-lo a fazer parte da minha jornada de liderança à Antártica.

Ao contribuir para a minha campanha, você não só me ajudará a realizar um dos meus maiores sonhos, mas também estará a contribuir para ajudar as mulheres de todo o mundo a se tornarem líderes fortes que ajudarão a criar mudanças positivas para um futuro melhor e mais sustentável. Agradeço desde já a vossa ajuda e apoio!


Da ciência à política: A minha historia do oceano
Por ter nascido na Suíça, um país sem litoral, o meu interesse pelas questões marinhas teve início quando pela primeira vez, aos 11 anos, vi baleias no Canadá. Essa paixão de tornar-me uma cientista marinha levou-me a estudar ciências ambientais marinhas na Alemanha e a realizar vários estágios, tanto em campo estudando mamíferos marinhos, como no escritório realizando análises de dados. Com o meu diploma nas mãos, comecei a trabalhar para uma organização intergovernamental, onde descobri a falta de proteção concedida em ambientes de alto mar - um termo usado para se referir aos 64% do oceano que não pertencem a nenhum país. Esta experiência ensinou-me que a ciência só por si não é o suficiente; devemos trabalhar em conjunto e levar a ciência directamente aos decisores politicos para o promover a mudança. Isto levou-me a ingressar na Austrália num doutoramento emdireito ambiental internacional com o objetivo de entender melhor como auxiliar os decisores politicos a tomarem decisões mais bem informadas sobre a conservação dos oceanos. Actualmente, continuo a trabalhar na interface ciência-política, coordenando um projeto internacional num instituto depesquisa na Alemanha e contribuindo com expertise para as negociações globais em curso, no âmbito das Nações Unidas, para criar um tratado para o alto mar.

Entusiasmada por fazer parte da Equipa 5 de Homeward Bound 
Para mim é uma grande honra ser uma das 80 mulheres selecionadas para o quinto ano da Homeward Bound. Esta é uma oportunidade única para desenvolver e fortalecer minhas capacidades de liderança; ganhar confiança para orientar e capacitar a próxima geração de cientistas, nomeadamente mulheres, para que elas também levem a sua experiência e conhecimento aos decisores politicos de forma a garantir decisões mais bem informadas; e contribuir para esta importante rede de mulheres que ajudará a criar mudanças positivas para um futuro melhor e mais sustentável.

A minha jornada de um ano de liderança com a Homeward Bound terá início em Novembro de 2019. Inicialmente decorrá online através de uma série de palestras, sessões de coaching e projetos de colaboração. No final deste processo, em Novembro de 2020, terei a incrível oportunidade de conhecer pessoalmente todas as minhas colegas durante um curso de 3 semanas a bordo do MS Ushuaia numa viagem pela Península Antártica. Porquê a Antártica? Sua distância e clima extremos tornaram-na num dos últimos lugares intocados na Terra. No entanto, a influência das actividades humanas e das mudanças climáticas também podem ser notadas lá, particularmente na Península da Antártica Ocidental (ver IPCC SROCC 2019). O facto deste ambiente ser remoto e isolado torna-o especial e promove também um espaço ideal para testar as ferramentas e conhecimentos aprendidos ao longo do ano durante o treinamento de liderança, através do estímulo à reflexão introspectiva, ao trabalho em equipa e ao pensamento criativo.

O que é a Homeward Bound? 
CAPACITAR MULHERES para melhores resultados ambientais 
Os desafios ambientais actuais são complexos. Enfrentá-los exige que trabalhemos todos em conjunto. Além disso, também exige uma forte ligação entre a ciência e a política, uma vez que a ciência constitui a base de apoio para uma tomada de decisão informada. Enquanto muitas mulheres se formam com uma graduação em STEMM - um acrónimo inglês utilizado para descrever pessoas que trabalham com Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Medicina - apenas algumas mulheres continuam a sua carreira em ciência e um número ainda menor assume posições de liderança (ver, por exemplo, National Geographic 2014, World Economic Forum 2017, Dattner et al. 2019). No entanto, a igualdade de género tem levado a melhores resultados ambientais (ver, por exemplo, OCDE 2008, Parlamento Europeu 2016, Kassinis et al. 2016, University of Colorado at Boulder 2019, UNGA 2019 Relatório 74/111). A capacitação de mulheres na STEMM é o objetivo da Homeward Bound dando-lhes maior visibilidade, voz, conhecimento e acesso a ferramentas que ajudam a enfrentar os desafios ambientais de hoje, bem como inspirar outras mulheres a fazê-lo também.



Criar uma forte PLATAFORMA DE COLABORAÇÃO GLOBAL para mulheres 
A Homeward Bound é uma iniciativa de liderança global fundada pela activista de liderança australiana Fabian Dattner e pela cientista marinha Dr. Jess Melbourne-Thomas. A cada ano, desde 2016, entre 70 a 100 mulheres, de todo o mundo, com formação STEMM são selecionadas e treinadas através da Homeward Bound. Até ao momento, 328 mulheres foram treinadas através do programa e cada uma delas tornou-se parte desta plataforma de colaboração global. A Homeward Bound é uma grande oportunidade para capacitar mulheres e dar-lhes a oportunidade de ter uma forte posição de liderança e voz. O objectivo final? Promover, até 2027, a capacitação de 1.000 mulheres em todo o mundo sob o lema "juntas somos mais fortes" e criar uma rede que ajude a enfrentar os desafios ambientais de hoje. 

Como VOCÊ pode ajudar? Faça parte da minha jornada de liderança! 
Cerca de metade deste programa de liderança de um ano, incluindo a viagem à Antártica, é financiado pela Homeward Bound através dos seus patrocinadores. Os restantes custos - cerca de 25.000 EUR (incluem o programa de um ano, a viagem a Ushuaia, as roupas quentes compatíveis com o clima da Antárctica, o seguro médico e de viagem e os custos de vida a bordo do MS Ushuaia) – deverão ser angariados por cada participante.

Agradeço todas as doações e patrocínios que me ajudarão a velejar nesta jornada de liderança. Estou ansiosa para partilhar esta experiência incrível convosco e agradeço antecipadamente por toda a sua ajuda e apoio!

Clique AQUI para doar! No lado direito da página de crowdfunding, você pode doar qualquer quantia clicando no botão 'donate now' ou escolher uma das opções especiais (em 'choose a perk'). 

Todos os fundos excedentes arrecadados durante a minha campanha serão doados para ajudar a financiar o programa de bolsas de estudo da Homeward Bound e dar a outras mulheres em todo o mundo a oportunidade de participar neste incrível programa de liderança.

Fique em contacto: Siga-me nas Redes Sociais! 
Não deixe de me seguir nas Redes Sociais (#CaroleToAntarctica) para que você não perca nenhuma actualização sobre minhas experiências de aprendizagem de liderança ou posts de belas paisagens da Antártica e vida selvagem:
Twitter: @caroledurussel
Instagram: @locazonzo

Se tiver alguma questão, não hesite em contactar-me: carole.hb5[at]gmail.com


Quer saber mais sobre a Homeward Bound? 
Site: https://homewardboundprojects.com.au/ 
Twitter: @HomewardBound16 
Instagram: homewardboundprojects